Cursos do CapacitaSUAS RN começa com 320 participantes em Mossoró

As aulas dos cursos do CapacitaSUAS RN 2022, iniciadas nesta segunda-feira (05/12), em Mossoró, contarão com a participação de 320 trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social dos municípios do território de cidadania Assú-Mossoró esta semana.

Garantir a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS são os principais objetivos do Programa Nacional de Capacitação do SUAS.

O CapacitaSUAS 2022 é uma parceria da SETHAS com a UERN e a Funcitern e tem previsão de qualificar 3.315 trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que compõem a rede socioassistencial nos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Na abertura dos cursos, nesta segunda-feira em Mossoró, a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, e a coordenadora da Gestão Estadual do Sistema Único de Assistência Social (COGESUAS), Edvânia Feitas, ressaltaram o empenho do Governo do Estado em realizar o CapacitaSUAS 2022, interrompido por dois anos devido à pandemia da Covid-19.

A Secretária Iris Oliveira destacou a importância da retomada do CapacitaSUAS no Estado, bem como as ações de formação, capacitação e apoio técnico que a gestão estadual do SUAS tem realizado nos três anos do governo Fátima Bezerra.

Coordenadora da COGESUAS da SETHAS, Edvânia Freitas reforçou a importância da formação continuada para os trabalhadores do SUAS. Ela ressaltou que os cursos em execução foram planejados a partir da realidade dos trabalhadores do SUAS do Estado, bem como o processo de expansão e implementação dos serviços municipais e regionalizados de proteção social especial de média e alta complexidade.

Também acompanharam os trabalhos em Mossoró, o diretor-presidente da Funcitern, Rafael Fonseca e a coordenadora Geral do Projeto CapacitaSUAS RN, Fátima Raquel Rosado Moraes, além da coordenadora Acadêmica do projeto, Erica Luciana, a coordenadora Pedagógica Cássia Castilho, e a monitora da Funcitern, Rita Tarcilia Pessoa do Nascimento.

No planejamento montado pela SETHAS, UERN e Funcitern, este ano o CapacitaSUAS será realizado no território Assú-Mossoró e as regiões que contemplam o território da cidadania Sertão Central Cabugi e Litoral Norte e algumas cidades do território de Apodi. Depois, o CapacitaSUAS terá continuidade a partir de janeiro de 2023 com programação ainda a ser divulgada.

A programação em Mossoró inclui quatro cursos: curso A – Proteção social no SUAS a Indivíduos e Famílias em Situação de Violência e outras violações de direitos: Fortalecimento da Rede Socioassistencial; curso B – Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS; curso C -Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes; e curso D – Plano de Assistência Social.

Somente com a capacitação, explica a secretária Iris Oliveira, é possível a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do SUAS nos municípios, nos estados e no Distrito Federal.

A Política Nacional de Educação Permanente do SUAS norteia os cursos no RN com ações de capacitação e formação dos trabalhadores do Sistema e que vão impactar na carreira destes, assinala Edvânia Freitas que está em Mossoró com sua equipe e também do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS).

Cursos em execução em Mossoró:

Curso A
Proteção social no SUAS a Indivíduos e Famílias em Situação de Violência e outras violações de direitos: Fortalecimento da Rede Socioassistencial.
– Público alvo: Trabalhadores (as) do SUAS que atuam nas funções de gestão, técnicos de nível superior e coordenadores dos CREAS e CRAS nos municípios.

 

Curso B
Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS.
– Público alvo: Trabalhadores (as) do SUAS que atuam na gestão dos Fundos (Estadual e Municipais), Financeira e Orçamentária do SUAS, os Secretários (as) Municipais de Assistência Social, Gestores dos Fundos Municipais de Assistência Social, técnicos dos fundos e Conselheiros municipais de Assistência Social.

 

Curso C
Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes:
– Público alvo: por trabalhadores (as) do SUAS, de nível superior, que atuam nas funções de gestão, técnicos de nível superior e coordenadores de Serviços de Acolhimento Institucional independente da modalidade, e nas Secretarias municipais de Assistência Social exercendo a função de técnico da proteção social especial.

 

Curso D
Plano de Assistência Social.

– Público alvo: Trabalhadores (as) do SUAS, de nível superior, que exercem funções de gestão, vigilância socioassistencial, coordenação e técnicos (as), que atuam nas Secretarias municipais de Assistência Social dos municípios.

As vagas foram disponibilizadas de acordo com o porte do município, sendo:
Pequeno Porte I – 12 vagas distribuídas para os 4 cursos
Pequeno Porte II – 24 vagas distribuídas para os 4 cursos
Médio Porte – 60 vagas distribuídas para os 4 cursos
Grande Porte – 100 vagas distribuídas para os 4 cursos

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!