DEA investiga apologia ao nazismo em festa de formatura em Mossoró; Polícia Federal pode ser acionada

A Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente (DEA) de Mossoró está investigando um caso de apologia ao nazismo ocorrido durante uma festa de formatura, que ganhou ampla repercussão após a circulação de imagens nas redes sociais.

De acordo com as informações apuradas, um adolescente de 13 anos participou do evento usando um traje associado ao regime nazista e realizando gestos semelhantes à saudação nazista, símbolo ligado a uma ideologia responsável por crimes contra a humanidade.

Por se tratar de crime de natureza federal, previsto na Lei nº 7.716/1989, a Polícia Federal também pode ser acionada para atuar no caso, especialmente no que diz respeito à apuração do crime de apologia ao nazismo. A investigação segue ainda com acompanhamento do Ministério Público, já que o envolvido é menor de idade.

A apuração ocorre no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pode resultar na aplicação de medidas socioeducativas, além da responsabilização dos responsáveis legais. Autoridades reforçam que o episódio não pode ser tratado como brincadeira ou fantasia.

Foto: Divulgação / Redes Sociais