O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa nesta quinta-feira (22) o julgamento de uma das 16 ações que pedem a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A ação contra a chapa Bolsonaro-Braga Netto foi apresentada pelo PDT, que questionou a conduta de Bolsonaro em uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.
O rito processual prevê a manifestação de advogados e do representante do Ministério Público antes da votação, assim, provavelmente os votos dos ministros sejam proferidos na próxima semana.
O primeiro a falar é o relator, ministro Benedito Gonçalves. Ele deve ler um documento com cerca de 460 páginas com os principais pontos da investigação. O relatório é público e foi distribuído com antecedência aos integrantes da Corte, para auxiliar na elaboração dos votos. O mais comum é que o relator leia apenas alguns tópicos do relatório na sessão. Mas Gonçalves disse a interlocutores que vai ler a peça na íntegra, o que deve levar cerca de uma hora e meia.
Além da sessão de hoje, estão previstas uma no dia 27 e a última, no dia 29. A desta quinta tem previsão de ser iniciada às 9h e pode ser acompanhada no canal do TSE no YouTube, confira abaixo.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!