Doença de Chagas: Anvisa registra medicamento para pacientes menores de 18 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Lampit® (nifurtimox), indicado para o tratamento da doença de Chagas em pacientes pediátricos, incluindo recém-nascidos com peso mínimo de 2,5 kg e crianças e adolescentes menores de 18 anos.

A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e é considerada uma das principais doenças negligenciadas no Brasil. A enfermidade pode permanecer silenciosa por anos e, sem tratamento, pode evoluir para complicações graves no coração e no sistema digestivo.

O Lampit® é um antiparasitário que age destruindo o parasita causador da doença e ampliando as opções de tratamento para crianças infectadas.

No Nordeste, a doença ainda é monitorada pelas autoridades de saúde. Em 2026, estados como Maranhão, Bahia e Ceará registraram casos e mantêm ações de vigilância, diagnóstico e acompanhamento de pacientes.

A transmissão ocorre principalmente pelo barbeiro, inseto que carrega o parasita, mas também pode acontecer por transmissão da mãe para o bebê, transfusão de sangue, transplantes e consumo de alimentos contaminados. A doença tem maior ocorrência histórica em áreas rurais e regiões com condições que favorecem a presença do transmissor.

Foto: Reprodução