A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá nesta sexta-feira (20) capacitação com Equipes da Saúde da Família (ESF) para a implantação da vacina contra a febre amarela na rotina. A ampliação para vacina de rotina possibilitará que pessoas entre 9 meses de vida a 59 anos sejam consideradas aptas a receber o imunizante.
Anteriormente, no Rio Grande do Norte a vacina só era aplicada em pessoas que fossem viajar para as áreas endêmicas no país. O Ministério da Saúde definiu que todo o território brasileiro é considerado endêmico para a doença. O coordenador de Imunizações do município, Etevaldo Lima, destaca que a vacina contra a doença já faz parte do calendário de vacinação.
“O município vai se reunir com equipes da Saúde da Família, com vacinadores, enfermeiros responsáveis pela vacina para a implantação da dose na rotina. A vacina era recomendada para pessoas que fossem viajar para essas áreas endêmicas, aquelas com circulação da febre amarela”, disse.
A vacinação contra a febre amarela, atualmente, ocorre às segundas-feiras na UBS José Fernandes nos dois horários. Já na terça pela manhã na UBS Lucas Benjamim. Na quarta-feira, pelo horário da manhã, na Ildone Cavalcante. Na quinta-feira pela manhã, no Centro Clínico Evangélico e às sextas-feiras, manhã e tarde, na Maria Soares.
“A partir da implantação da vacina na rotina nós teremos um novo cronograma, ou seja, as unidades que vão ser referências, além de outras que nós estaremos definindo, vamos estar vacinando todos os dias de segunda a sexta. Iremos aumentar o número de unidades que vão ofertar o imunizante”, explicou.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM).