Esquerdista Gabriel Boric é eleito novo presidente do Chile

O jovem político de esquerda Gabriel Boric, de 35 anos, derrotou neste domingo 19 o candidato de extrema-direita José Antonio Kast, de 55, e se tornou o novo presidente do Chile. Com 68% das mesas apuradas, Boric soma 55,18% dos votos, ante 44,82% de Kast. O postulante derrotado reconheceu o resultado por volta das 19h20.

Boric encabeçou a aliança Apruebo Dignidad, que reuniu a Frente Ampla e o Partido Comunista e recebeu, no 2º turno, o apoio de toda a centro-esquerda. O presidente eleito propõe avançar na construção de um Estado de Bem-Estar social, com uma série de e direitos básicos garantidos.

“Somos novas gerações que entram na política com as mãos limpas e o coração quente, mas com a cabeça fria”, disse Boric após emitir seu voto em Punta Arenas, sua cidade natal. O primeiro a votar em uma escola do bairro Las Condes, em Santiago, foi o atual presidente, Sebastián Piñera. “Hoje se apaga a voz dos candidatos, e se ouve a do povo”, afirmou. Boric tomará posse em 11 de março de 2022.

 

Fonte: Carta Capital.

 

___________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.
DIFUSORA – A FALA DO POVO!