Estado: Conheça a médica que salvou a vida de um bebê ao improvisar uma máscara de oxigênio usando uma embalagem de bolo

Foi a médica Ellenn Salviano, de 41 anos, que salvou a vida de um bebê de 3 meses ao improvisar uma máquina de oxigênio usando uma embalagem de bolo. O caso aconteceu nesta segunda-feira (10) no Hospital Municipal de Santa Cruz, na região Agreste potiguar.

“Eu não podia olhar para aquela mãe e dizer não podemos. Quando saio de casa e deixo meus três filhos, assumo uma responsabilidade muito grande, que é cuidar do outro”, disse a profissional ao g1.

“O paciente apresentava quadro clínico grave, com desconforto respiratório e taquidispineia”, segundo nota do hospital. De acordo com Ellenn, a criança já estava com cianose, uma condição médica que afeta o paciente com má oxigenação do sangue, e apresentava manchas roxas na pele.

“Se ele passasse mais tempo assim, o risco era de uma parada cardíaca. O próximo passo seria intubar, o que seria muito difícil para o paciente. Iria reduzir a chance de sobrevida dele”, revelou.

A criança passou cerca de quatro horas com o equipamento, até a chegada de materiais emprestados pelo Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz. De acordo com a médica, o tempo foi suficiente para ajudar na recuperação da criança, que retomou a oxigenação a níveis “quase normais”.

O bebê foi transferido na manhã desta terça-feira (11) para Natal, onde passou a receber tratamento no Hospital Infantil Varela Santiago.

Natural de São Miguel, na região do Alto Oeste potiguar, Ellenn mora em Natal. Ela é formada em direito, casada, mãe de três filhos e começou a atuar em unidades básicas de saúde e depois foi convidada para o hospital municipal de Santa Cruz, onde é plantonista às segundas-feiras há quase 8 anos.

*Com informações G1
Foto: Reprodução

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!