A equipe de Saúde Prisional do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) de Mossoró, em parceria com a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), realizou testagens de HIV, Sífilis, e Hepatites B e C em 40 detentas e cinco policiais penais, totalizando 180 exames.
Essa ação faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), instituída pela Portaria Interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014, que visa garantir o acesso integral à saúde dessa população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A PNAISP promove a integralidade da atenção à saúde, abrangendo ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, recuperação e vigilância em saúde em diferentes níveis de atenção.
A política reforça que, apesar da privação de liberdade, os presos mantêm todos os direitos fundamentais, incluindo o direito à saúde física e mental, assegurando que a população carcerária tenha acesso aos mais elevados padrões de saúde.
Foto: Reprodução
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!