Player Topo - Web Radio

Estado: Hospital Pediátrico em Natal bloqueia leitos de UTI Neonatal por falta de insumos

O Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, referência em atendimento pediátrico de alta complexidade no Rio Grande do Norte, opera com apenas 5 dos 20 leitos de UTI neonatal disponíveis. A redução ocorre por falta de medicamentos e materiais essenciais, como cafeína, fenobarbital, tubos de ventilação, cateteres e luvas.

A situação crítica levou à suspensão do recebimento de novos pacientes. Segundo a médica intensivista Ilka Maria Batista, a escassez já havia sido informada à Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), mas sem solução até o momento.

Além do desabastecimento, o sistema eletrônico de gestão hospitalar (Salux) está inoperante desde julho, forçando o uso de prontuários manuais. A Sesap afirma que finalizou uma licitação para compra de insumos e tenta empréstimos com o Hospital Ana Bezerra (Santa Cruz) e o governo da Paraíba.

Diante da gravidade, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Conselho Regional de Medicina acionaram a Justiça para reabrir os leitos em até 48 horas, com fornecimento total de insumos e recursos humanos. Também pedem ativação imediata de 10 novos leitos de cuidados intermediários, já estruturados, mas inoperantes.

Enquanto isso, pelo menos 12 crianças aguardavam vaga em UTI pediátrica ou neonatal, algumas com prioridade máxima, segundo o sistema Regula Leitos.

*Com informações do G1RN
Foto: Inter TV Cabugi

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)

  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!