O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) anunciou que vai liberar a transferência eletrônica de propriedade de veículos usados a partir desta terça-feira (17). Todo o procedimento será feito por meio do site do órgão estadual (aqui).
A nova funcionalidade permite que o registro de mudança de propriedade de veículos usados seja feito de forma online, no momento da venda. O registro de veículos zero-quilômetro já estava em vigor desde dezembro do ano passado.
“Agora a transferência de propriedade de usados será feita pelo próprio cidadão, no conforto da sua casa, sem precisar ir a uma unidade do Detran”, disse o diretor-geral Victor Hugo Fernandes.
- fazer a vistoria veicular em qualquer unidade do Detran ou empresa credenciada
- validar ou preencher a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) no Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
- acessar o portal de serviços do Detran-RN, fazer login inserindo CPF e senha, em seguida clicar em Veículo / Transferência eletrônica de propriedade/ Iniciar processo de transferência on-line.
- o cidadão deve ler atentamente as instruções, preencher as informações iniciais, verificar o endereço, confirmar os dados do comprador e dados do veículo, marcar os serviços, anexar os documentos em formato PDF e clique em “finalizar processo” e em “imprimir comprovante”.
Em seguida, é preciso voltar ao menu “Meus Veículos”, escolher o veículo do processo, verificar a existência de débitos e efetuar todos os pagamentos.
Segundo o Detran, o usuário deve acessar o portal na opção “Meus Veículos”, selecionar o veículo do processo e salvar o CRLV-e e o Código de segurança.
“É importante lembrar que o código de segurança ficará disponível apenas por 24 horas após a emissão”, informou o órgão.
Foto: Divulgação/Detran
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!