O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Gaeco, cumpriu nesta terça-feira (14) mandado de busca e apreensão em Natal contra um suspeito de integrar uma campanha de ódio nas redes sociais contra a ativista Maria da Penha. A ação fez parte da 2ª fase da operação Echo Chamber, deflagrada em conjunto com o Ministério Público do Ceará (MPCE), responsável pela condução principal do caso.
A investigação foi motivada pela disseminação de conteúdo calunioso e misógino, com o objetivo de desacreditar a história de Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil. Os ataques buscavam questionar decisões judiciais já consolidadas, além de enfraquecer a credibilidade da Lei nº 11.340/2006, que leva seu nome. Também há indícios de tentativa de obtenção de vantagens financeiras com a divulgação das falsas narrativas.
Durante a operação em Natal, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e documentos, que agora serão analisados pelo MPCE. Dentre os fatos investigados, destaca-se a produção de um documentário com acusações infundadas, baseado inclusive em documentos falsificados, e a prática de cyberstalking, caracterizada por perseguição virtual e ataques sistemáticos à imagem da vítima.
A primeira fase da operação, realizada em dezembro de 2024, já havia resultado no cumprimento de mandados e na imposição de medidas cautelares contra um dos investigados, incluindo restrições de contato com Maria da Penha e suas filhas, e suspensão de seu perfil nas redes sociais.
O nome “Echo Chamber” faz referência ao ambiente digital em que ideias distorcidas são reiteradamente compartilhadas e reforçadas dentro de uma bolha de seguidores, sem espaço para contrapontos, contribuindo para a radicalização de discursos de ódio.
A operação segue em andamento, com o objetivo de responsabilizar criminalmente os envolvidos e coibir a propagação de desinformação e misoginia travestidas de liberdade de expressão.
*Com innformações MPRN
Foto: Divulgação
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!