Player Topo - Web Radio

Estado: RN se consolida como 2º do país em Economia Inovadora

O Rio Grande do Norte (RN) tem se destacado como um dos principais polos de inovação do Brasil, refletindo um avanço significativo nas suas atividades econômicas. O estado foi classificado como o segundo do país com a economia mais inovadora, de acordo com o recém-criado Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) 2024, elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além disso, o RN lidera o índice na região Nordeste, ocupando a 11ª posição no ranking nacional.

Essa colocação no IBID evidencia a importância de setores estratégicos na economia potiguar, como as energias renováveis, a tecnologia e a economia criativa. O RN é líder nacional na produção de energia eólica, um setor que continua a atrair investimentos e a gerar empregos qualificados, colocando o estado em destaque no cenário global. A forte aposta na sustentabilidade também impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras, contribuindo para o crescimento econômico do estado.

Outro aspecto relevante é o fortalecimento do setor de tecnologia da informação, que tem se beneficiado de iniciativas como a criação do Parque Tecnológico do Estado (PAX) e o fomento a startups e incubadoras. Essas ações têm criado um ambiente propício para a inovação, atraindo parcerias e investimentos tanto nacionais quanto internacionais.

O Diretor-Presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), Gilton Sampaio, destacou que o sucesso do estado se deve a uma gestão focada em ciência e inovação. “A Governadora e seu Governo atuaram na área de inovação e tecnologia para fortalecer a economia, estimulando parcerias internacionais para as energias renováveis, as infovias, os IERNs, etc. É honroso ver que o RN tem a 1ª economia mais inovadora do Nordeste e a 2ª mais inovadora do Brasil, só perdendo para SP. O RN já entrou na economia do século XXI e está entre os líderes do Brasil na inovação”, afirma Gilton.

O presidente da Fapern atribui o bom desempenho no levantamento a algumas medidas estratégicas específicas. “Três exemplos marcantes desse avanço, que posicionam o RN como o primeiro do Nordeste em Inovação, são: o forte investimento do Governo, que fortaleceu e acreditou na Fapern (com o Marco Legal, o Fundo e maior autonomia), a concessão de autonomia financeira e a assinatura do novo Plano de Cargos e Salários da UERN, e a implementação do Parque Tecnológico do Estado, o PAX,” destaca Gilton.

Essa liderança do RN no IBID não apenas solidifica sua posição como um hub de inovação no Brasil, mas também sinaliza um futuro promissor para o estado. Com um ambiente econômico diversificado e em constante evolução, o RN se posiciona como um exemplo de como a inovação pode ser um motor de crescimento sustentável e desenvolvimento socioeconômico.

Foto: Reprodução

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!