A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou que investiga sete casos suspeitos para febre Oropouche no estado. Todos os casos são de pacientes de Natal.
A doença é uma arbovirose, como a dengue, a zika e a chikungunya e é transmitida pelo inseto conhecido como maruim. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e atrás dos olhos.O Brasil vive um surto de casos da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.
Quase 8 mil casos já foram confirmados em 22 estados, desde o início do ano.O Rio Grande do Norte é um dos cinco que ainda não tiveram ocorrência da oropouche confirmada – o único do Nordeste.
Os sintomas da oropouche, transmitida pelo vetor do mosquito maruim, são similares aos da dengue, como dor de cabeça e febre. Caso a pessoa apresente esses indícios, a orientação da Sesap é procurar uma unidade de saúde, para realização de exames que serão enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen/RN).
Foto: Reprodução
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!