Estátua de Iemanjá é vandalizada na Praia do Meio, em Natal

Uma estátua de Iemanjá, localizada na orla da Praia do Meio, em Natal, voltou a ser alvo de vandalismo neste final de semana. A obra, de autoria do artista plástico Emanoel Câmara, teve as mãos e o rosto pintados de preto. Não se sabe a autoria do crime. A estátua foi construída em pedra calcária e foi inaugurada em fevereiro de 2020. Tem 3,5 metros de altura e pesa quase quatro toneladas.

Segundo frequentadores e trabalhadores da praia, até a última sexta-feira (25), a estátua estava intacta. A Secretaria Municipal de Cultura de Natal informou que o ato foi de vandalismo, não havendo nenhum novo serviço de pintura autorizado pelo órgão. A obra já foi depredada em outras ocasiões. Os reparos desses atos de vandalismos têm sido feitos pela secretaria, como deve ocorrer novamente.

O Sub-comandante de Segurança da Guarda Municipal, GM Cruz, disse que a Guarda está com intensa demanda nesse período de carnaval e que diante do ato de vandalismo, o setor de inteligência da GM já foi acionado para identificar a autoria e encaminhar até as autoridades, e que viaturas intensificarão patrulhamento no local.

O artista Emanoel Câmara já esteve no local e explicou que será necessário remover toda a tinta preta que foi colocada na parte da pele da estátua afetando a tinta original, sendo necessária uma nova pintura. A mão direita da peça e parte do seio também foi danificada pela ação dos vândalos, e precisarão ser restauradas. A estrela acima da cabeça de Iemanjá também precisará ser removida e reformada, uma vez que a tinta manchou a peça consideravelmente.

Iemanjá é considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás. O culto a ela foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos e por aqui sofreu uma aparente contradição já que é uma divindade originalmente negra, mas sua representação mais comum acabou se tornando a de uma mulher branca. Isso se deve ao processo de sincretismo, que a fez corresponder à várias santas da religião católica, como Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora dos Navegantes, ambas celebradas em 2 de fevereiro, e Virgem Maria, a mãe de Jesus.

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!

Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte.