Feira do Vuco-Vuco recebe ação educativa sobre hepatites virais nesta quinta-feira (28)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, promove nesta quinta-feira (28), a partir das 8h, uma atividade relacionada ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais na Feira do Vuco-Vuco, no bairro Bom Jardim. O momento faz parte da campanha “Julho Amarelo”.

A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da Lei 13.802/2019 destinando o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, do qual tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle desta referida doença.

A ação educativa e testagem rápida para hepatite B e C, HIV e sífilis ocorrerá durante toda a manhã e será destinada a grupos específicos de tatuagem, manicure, pedicure, barbeiros, cabeleireiros, pessoas com idade superior a 40 anos. Haverá também a distribuição de preservativos e vacinação para o tipo B e C de hepatite e também da Covid-19.

“Nós estaremos na feira do Vuco-Vuco oferecendo a testagem rápida para as hepatites virais, como também a vacinação para a hepatite B e também vamos oferecer outros testes rápidos, como de HIV e sífilis. Vamos oferecer insumos de prevenção, como, por exemplo, preservativos. Na ocasião vamos vacinar contra a Covid-19. Lá é um espaço onde circula muitas pessoas e vamos aproveitar essa ocasião para oferecer esse serviço”, explicou Conceição Melo, responsável técnica pelo Programa IST/Aids no município.

Hepatite é uma doença grave que ataca o fígado e geralmente é silenciosa. Podendo ser causada por vírus, uso de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia ao tratamento. Existem 5 tipos de vírus que causam a doença, o tipo A, B, C, D (delta) e E, no entanto no Brasil os mais comuns são os tipos A, B e C, sendo que os dois últimos costumam se manifestar sem sinais e sintomas, até atingir maior gravidade.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!