Festa de Santa Luzia começa nesta sexta-feira (03)

A festa da padroeira de Mossoró, Santa Luzia, começa oficialmente nesta sexta-feira (03). Dom Mariano Manzana, bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró fará a abertura oficial durante a missa que será realizada às 19h, presidida pelo bispo auxiliar de Recife e Olinda, Dom Limacêdo Antônio da Silva e concelebrada por Dom Mariano.

Após a abertura, haverá o show com Padre Nunes, às 21h. A programação, que ocorrerá no adro da Catedral de Santa Luzia poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Cabo Mossoró (Canal 10), TV Cidade Oeste e pelas redes sociais da Paróquia de Santa Luzia.

A Festa de Santa Luzia vai de 3 a 13 de dezembro, com o tema “Igreja, Comunidade Casa da Palavra e da Missão”. “Pedimos que todas as pessoas que vão participar da festa mantenham o uso da máscara de proteção facial. Além disso, haverá o incentivo para as pessoas se vacinarem nos festejos da nossa padroeira, com estande de vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde. Faremos uma bonita festa, do jeito que Santa Luzia, nossa padroeira, merece”, disse o Vigário Geral e Pároco da Catedral, Padre Flávio Augusto Forte Melo.

 

Confira mais da programação:

A 15ª Cavalgada da Luz ocorrerá no dia 5 de dezembro, das 7h da manhã às 12h. O objetivo é agregar aos fiéis devotos, cavaleiros, amazonas, carroceiros e similares, atividades da Festa de Santa Luzia em um clima de comunhão, fé, devoção, respeito e companheirismo.

A imagem de Santa Luzia será conduzida em carroça com tração animal por bairros da zona leite de Mossoró (Rincão, Pintos, Conjunto Universitário, Conjunto Geraldo Melo, Vingt Rosado e adjacências).

A movimentação é acompanhada de cavaleiros e amazonas em suas montarias, seguido de carros de som e veículos de apoio da equipe.

 

Já os Caminhoneiros da Luz será no dia 11 de dezembro, das 12h às 18, movimentando os bairros centrais e da região leste, com um comboio de caminhões seguindo com a imagem de Santa Luzia, num momento de peregrinação voltada para louvor e adoração.

 

No dia 12 acontecerá a Pedalada da Luz, das 6h às 10h, voltado para os ciclistas, admiradores do ciclismo, bem como moradores e fiéis devotos para um passeio ciclístico pelas ruas da cidade, num momento de louvor e oração com a Padroeira Santa Luzia.

 

Ainda no dia 12 haverá a 13º Motorromaria da Luz, uma romaria sobre motos e carros pelas ruas e avenidas de Mossoró. O andor com Santa Luzia será montado sobre um quadriciclo, escoltado por motos da equipe, acompanhado de carro de som e romaria de motoqueiros, para chamar os mossoroenses ao grande dia da festa: 13 de dezembro, procissão de Santa Luzia. Ainda no dia 13, a partir das 8h, no Aeroporto Dix- Sept Rosado, a Revoada da Luz. Santa Luzia vai sobrevoar Mossoró.

 

“Informamos que as camisetas desses eventos estão disponíveis à venda na Lojinha de Santa Luzia. Faremos tudo com organização e cuidado, seguindo os protocolos das autoridades de saúde e sanitárias. Será uma bonita festa, feita com carinho e muita devoção a nossa padroeira”, afirmou o coordenador da Festa de Santa Luzia, padre Flávio Augusto Forte Melo.