Fundação José Augusto transmite Live nesta quarta (30) sobre a tradição da música carnavalesca

Resgatar e valorizar a tradição do Carnaval através de uma aula-espetáculo virtual que conta a história e exibirá os principais ritmos musicais como o frevo e as marchinhas que traduzem o espírito musical desta grande manifestação popular brasileira.

Esse é o objetivo da live “Carnaval Tradição: seus sons e estilos”, apresentado pelo cantor, compositor e pesquisador potiguar Leão Neto, que será transmitida nesta quarta-feira (30) a partir das 19h no Instagram Cultura RN, da Fundação José Augusto. A live terá a participação do tecladista Geraldo Nunes.

Durante a transmissão, o artista apresentará histórias, personagens, além de interpretar canções que marcaram o universo carnavalesco e o imaginário popular no Rio Grande do Norte e no Brasil. A live, que terá interação do público e marca o início da retomada da programação momesca no RN para 2023, após a suspensão dos festejos durante o período da pandemia da Covid durante os anos de 2021 e 2022.

 

Artista

Leão Neto é compositor e cantor potiguar e iniciou seu trabalho musical na cidade de Macau, cantando em bares. Mais tarde, tornou-se um grande divulgador do carnaval de frevos e marchinhas, cantando nos antigos bailes do Lions Club e nos trios elétricos. Gravou seu primeiro disco em 1991, “Na Flor da Água” e em 1995 gravou seu primeiro CD, com arranjos do guitarrista potiguar Joca Costa, sob o título “Trate-me”, uma composição em parceria com o poeta e músico mossoroense Antônio Ronaldo. Participou de diversos festivais de música, tornando-se vencedor em alguns deles: 1º Festival de Candelária em 1987 com a canção Amar-zônia; III Festival de Música Carnavalesca de Macau em 2001 com o frevo Trio Pioneiro, IV Encontro Regional de Forró – Forraço, produzido pela Inter TV Cabugi em 2007 com o xaxado Roda de Fogo e do V FORRAÇO com o rastapé Quadrilha de São João, sendo classificado em 2º lugar.

É autor dos frevos dos blocos O mascarado (Bloco Jardim da Infância), Tridente de ouro (Bloco Equipicão), Eu vou (Bloco Eu Vou), No Cordão da Fantasia Brincou o Carnaval (Bloco Cordão da Fantasia). Atuou desde 2002 em diversas prévias carnavalescas na cidade de Natal no período de 2007 a 2017: Praia Shopping (produção cultural de Zé Dias), Buraco da Catita, Tom Maior Botequim, Benditas Buteco, Potiguares Bar e Restaurante, Espaço Cultural Ruy Pereira e CarnaSINSP.

 

Serviço:
Live “Carnaval Tradição: seus sons e estilos” com o músico Leão Neto
Data: Quarta-feira (30/11)
Horário: 19h
Canal Instagram @culturarn