A governadora Fátima Bezerra anunciou a abertura de crédito de R$ 9 milhões para pequenos agricultores e agricultura familiar, durante o lançamento da 59ª edição da Festa do Boi, nesta quinta-feira (21), em Parnamirim.
O secretário Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima, comentou a importância dos recursos que serão lançados: “Esse crédito emergencial voltado à agropecuária vai reforçar o trabalho que o Governo vem fazendo com o “Credmais” e vai ser fundamental para que a agricultura familiar possa superar esse momento crítico em função da estiagem que está acontecendo no Rio Grande do Norte”.
O Comitê Estadual de Convivência com o Semiárido do Rio Grande do Norte, responsável por elaborar o plano de ação integrado para mitigação dos efeitos da estiagem, está elaborando a linha de crédito a ser operada pela Agência de Fomento do RN (AGN-RN) e definindo detalhes operacionais para que sejam obedecidos normativos estabelecidos pelo Banco Central e da própria instituição para viabilizar a execução do crédito o mais rápido possível para garantir a manutenção do rebanho potiguar nas áreas mais impactadas pela seca no estado com o atendimento ao pequeno pecuarista familiar. Os detalhes operacionais do financiamento deverão ser anunciados nos próximos dias. A governadora reforçou também a cobrança de medidas nacionais para o agronegócio.
“A gente tem no RN um setor agropecuário muito forte. Temos problemas com falta de água porque cerca de 93% do nosso território é semiárido. Mas, este ano, batemos a casa de R$ 1,5 milhão em exportações”, comemorou o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha. “Estamos brigando — uma briga boa — para sermos o maior produtor de camarão também. E com a linha de crédito da AGN a gente vai ter dinheiro para atravessar a seca, comprar ração, por exemplo.”