Governo realizará Mutirão de mamografias gratuitas de 18 a 20 de outubro no Centro Administrativo, em Natal

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), realizará entre os dias 18 e 20 de outubro, no Centro Administrativo, em Natal, um mutirão de mamografias gratuitas destinado às mulheres, como forma de prevenção ao câncer de mama.

A ação é fruto de uma parceria com Grupo Reviver, por ocasião da campanha do Outubro Rosa, e faz parte da programação destinada ao funcionalismo público estadual, em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

Os exames acontecerão na unidade móvel do Grupo Reviver, que ficará alocada no estacionamento da Escola de Governo durante os três dias. “O principal intuito dessa iniciativa é oportunizar acesso à mamografia para as servidoras públicas estaduais, principalmente àquelas que não dispõem de plano de saúde. Contudo, a ação também é direcionada para todas as mulheres com interesse em fazer o exame”, explica Ricardo Amaral, presidente da Comissão Estadual do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Rio Grande do Norte.

Os atendimentos serão realizados mediante ordem de chegada a partir das 7h e respeitará o limite diário estabelecido, que é de até 70 mamografias. Na parte da manhã, a demanda é livre, ou seja, qualquer mulher interessada pode vir fazer o exame, desde que obedeça a sequência e haja fichas disponíveis. No turno da manhã serão realizadas 35 mamografias em média.

As servidoras públicas, por sua vez, poderão agendar o exame para o turno vespertino, destinado para atendimento prioritário dessa categoria. O agendamento pode ser feito por telefone no (84) 3232-1490, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Vale destacar que o agendamento só reserva a vaga da servidora, tendo a mesma que respeitar a ordem de chegada na data em que agendou seu atendimento. As vagas ficarão indisponíveis conforme forem sendo preenchidas.

Para realização da mamografia, será preciso apresentar a carteira do SUS de Natal, Carteira de Identidade (RG) e CPF, além de ter idade a partir de 40 anos. O exame leva entre 10 e 15 minutos para ser concluído e os resultados serão entregues na Escola de Governo cerca de duas semanas após ter sido feito.

“A realização de mamografia é de extrema importância para a prevenção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença”, pontua Ana Tereza Mota, presidente do Grupo Reviver.