Hemocentro reforça a importância da doação de sangue e informa que está exigindo o passaporte vacinal

O Hemocentro Regional de Mossoró informa que está em cumprimento da Portaria Conjunta Nº 001/2022 SESAP/SEAD, requerendo a comprovação do esquema vacinal em dia.

“O Estado tomou uma decisão e nós estivemos, de forma respeitosa, implementando o requerimento do Passaporte da Vacina. Inclusive, se o doador tomou a 2ª dose e ainda não está em tempo hábil de tomar a 3ª, o mesmo poderá doar normalmente”, explicou o Diretor Geral Damásio Leite.

Situações como feriados prolongados, meses de férias, doenças sazonais como a gripe, e principalmente o agravante do avanço da variante ômicron, complicaram ainda mais o cenário nacional da doação de sangue.

“Estamos trabalhando diuturnamente e fazendo campanhas de incentivo à doação de sangue. É momento de união em prol do reabastecimento dos estoques de hemocomponentes”, disse o Diretor.

Os números apontam que a baixa de estoque não pode ser atribuída à solicitação do passaporte vacinal, tendo em vista que, em dezembro de 2021, na qual esta Portaria não havia sido publicada, houve uma média de 31 doadores aptos diariamente. Já na última semana que, inclusive, foi intensificado o pedido do esquema vacinal em dia, recebemos 420 doações aptas com a média de 70 pessoas diariamente.

“Agradeço a todos os doadores que sempre se fazem presentes e nos ajudam a manter um cenário positivo no Hemocentro. É tempo de união e solidariedade!”, finaliza Dr. Damásio.

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!