Homem que atirou em réu durante júri para vingar morte do pai é absolvido em PE

Cristiano Alves Terto, que interrompeu um júri e atirou contra o homem acusado de matar seu pai, foi absolvido da tentativa de homicídio. A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O caso aconteceu em novembro de 2023, no fórum de São José do Belmonte, e foi registrado por câmeras. Durante a sessão, Cristiano se levantou, caminhou até o réu e efetuou vários disparos. A vítima, Francisco Cleidivaldo Mariano de Moura, foi atingida por seis tiros, tentou fugir dentro da sala e sobreviveu. O atirador ainda desferiu coronhadas antes de ser contido. Ele foi preso em flagrante, e a arma, um revólver calibre 38, foi apreendida.

Segundo a Justiça, a motivação foi vingança. Francisco Cleidivaldo é acusado de matar o pai de Cristiano, em 2012, após uma discussão na zona rural envolvendo um burro. Ele chegou a confessar o crime em depoimento.

O júri que absolveu Cristiano ocorreu no dia 10 de abril, no Recife. Já o processo contra Francisco Cleidivaldo continua em tramitação. A Justiça avalia transferir o julgamento para outra comarca, medida chamada de desaforamento, para garantir segurança e imparcialidade.

O inquérito sobre o ataque dentro do fórum também foi instaurado na época e integra os autos do caso.

Foto: Reprodução