Uma equipe médica formada pelos cirurgiões Fernando Lisboa, Maurício Ferreira e Aline Alves, a anestesiologista Andreza Lobato, e a enfermeira Maria Consuli, todos ligados a Organização a Procura de Órgãos – OPOs, e da Central Nacional de Doação de Órgãos (ABTO), estiveram em Mossoró neste domingo, 26, no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), para dupla captação de órgãos para transplantes.
O trabalho foi iniciado na manhã do domingo se estendendo até o período da tarde, tendo sido retirados rins e fígado que foram enviados para diversas partes do país, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Força Aérea Brasileira, que fizeram o transporte dos órgãos captados.
Nessa captação foram enviados dois rins para Natal, um rim para Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e um fígado para Belo Horizonte, Minas Gerais, um trabalho de sucesso conforme comentários da equipe médica que esteve em Mossoró, na coordenação do Dr. Fernando Lisboa.
Com essas duas de ontem, o Tarcísio Maia chega a 40 captações neste retorno da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HRTM).
Nas captações do domingo, estiveram também presentes as enfermeiras Tathiane Palosche e Bruna Carvalho, a técnica de enfermagem Maria Suzete, na coordenação da assistente social Telma Belém e da enfermeira Susana Mendes, todas do HRTM.
O Tarcísio Maia tem sido destaque nacional neste trabalho. Mesmo nesse período de pandemia, o HRTM conseguiu manter as captações, seguindo todas as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS). Nos procedimentos realizados ontem, foram retirados os órgãos de dois pacientes da cidade de Serra do Mel, ambas vítimas de traumatismo craniano.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!