IERNs de Touros, Umarizal e São Miguel serão integrados a rede federal de ensino

Na manhã desta segunda-feira (11), em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a integração de três futuros Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) à rede federal de ensino. Os IERNs de Touros, Umarizal e São Miguel serão os primeiros a fazer parte dessa parceria histórica entre os governos estadual e federal.

Essa decisão, que representa um marco para a educação no Rio Grande do Norte, é resultado de um diálogo construtivo entre o Governo do RN e o Governo Federal.

Os três IERNs já estavam incluídos no plano de expansão da rede tecnológica no Rio Grande do Norte, conforme prevê o Programa Nova Escola Potiguar, refletindo um compromisso mútuo com a formação e o desenvolvimento regional.

A integração dos IERNs à rede federal se dará por meio dos trabalhos técnicos da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), órgão responsável pela formulação e implementação de políticas públicas nessa área. Essa iniciativa visa alinhar o projeto pedagógico dos IERNs com os Institutos Federais (IFs), garantindo uma oferta robusta de cursos técnicos de Educação Profissional e Tecnológica.

O objetivo central dessa expansão do Ensino Profissional é proporcionar uma formação sólida e alinhada às demandas locais. Os cursos técnicos oferecidos consideram as particularidades de cada região, o que se traduz em mais oportunidades de emprego e renda para os estudantes, bem como em uma maior permanência na região após a conclusão dos estudos.
“Muito feliz com essa parceria, porque ela é resultado do sonho de tornar a rede estadual de educação profissional e tecnológica do Rio Grande do Norte uma referência para o Nordeste e para o Brasil. A iniciativa reflete o compromisso conjunto em fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica no estado, associando o ensino médio à formação geral com uma completa preparação profissional e a oferta de cursos que dialogam com o desenvolvimento econômico do nosso estado. Os alunos sairão destes institutos totalmente prontos para o mercado do trabalho e com uma ampla visão de mundo”, disse a governadora professora Fátima Bezerra.

Parceria

A parceria entre os governos estadual e federal, também no âmbito da educação e ensino profissionalizante, é retomada após a gestão federal anterior interromper os investimentos em expansão no país. As gestões estadual e federal voltam a atuar de forma integrada, agora nesta segunda fase que estava prevista antes da interrupção dos investimentos em expansão e ampliação dos institutos no país.

Essa medida não apenas fortalece a educação técnica no estado, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento socioeconômico das cidades envolvidas. A formação de profissionais qualificados é essencial para impulsionar a economia regional e garantir um futuro promissor para os jovens do Rio Grande do Norte.

A parceria entre os governos estadual e federal, aliada ao comprometimento com a qualidade da educação, abre novos horizontes para a formação profissional no estado, consolidando-o como um polo de excelência em Educação Profissional e Tecnológica no país.

Fonte: ASSECOM RN

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!