Inmet emite alerta de chuvas para Mossoró e mais 27 municípios do RN

28 municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Mossoró, estão sob alerta de chuvas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido desde a manhã desta terça-feira (20) até as 23h59 da quarta-feira (21) e atinge cidades das regiões Oeste e Central potiguar.

O alerta é classificado como perigo potencial, de cor amarela, o nível mais baixo na escala do Inmet, que também prevê os níveis laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

De acordo com o órgão, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h.

Apesar do risco ser considerado baixo, o Inmet alerta para a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Municípios sob aviso

Assu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Augusto Severo, Baraúna, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Jucurutu, Macau, Mossoró, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel, Tibau e Upanema.

Recomendações

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Foto: Reprodução / Inmet