Liga Operária de Mossoró recebe título de reconhecimento de Utilidade Pública Municipal

Com 101 anos de existência, sendo uma das primeiras instituições do Rio Grande do Norte de caráter associativista, mutualista e beneficente, juntamente com a Sociedade União de Artistas, a Liga Operária de Mossoró foi reconhecida pela Prefeitura Municipal de Mossoró como uma entidade pública sem-fim lucrativo de Utilidade Pública Municipal.

Criada em 10 de abril de 1921, a Liga foi uma ideia original dos irmãos Reginaldo (Raimundo, Jonas e Lauro, o Bangu). Sua atuação mais efetiva se deu até o final da década de 1920 do último século, mas, em virtude da sua projeção social e política, foi “desarticulada” pela classe dominante da época. Ainda assim manteve-se viva até os dias atuais.

A instituição é uma espécie de “embrião” do chamado “Sindicato do Garrancho”, capítulo importante da história do sindicalismo no Brasil com a presença também dos Reginaldo e outros nomes que hoje compõem páginas célebres deste movimento, como Raimundo Guilherme e Manoel Torquato.

Atualmente a Liga tem atuado nas áreas de cultura e assistência social, orientando organizações e associações do terceiro setor e apoiando iniciativas artísticas. Teve aprovado alguns projetos na Lei Estadual de Cultura Câmara Cascudo como o “Misturando as Poesias” e o “1º Encontro de Cultura Popular de Mossoró”. Tem buscado a captação de recursos, via isenção fiscal para este último projeto. Promoveu ainda exposições de artes plásticas e publicou dois livros resgatando a sua história e ainda da família Reginaldo.

“É importante este reconhecimento. Fortalece as ações que temos em mente para o futuro e engrandece ainda mais o currículo desta tão importante instituição cultural do Rio Grande do Norte”. Celebrou o presidente da Liga Operária de Mossoró, o professor aposentado Gilberto Diógenes.

A publicação do reconhecimento de Utilidade Pública foi publicada por intermédio da lei nº 3.983, na edição do Jornal Oficial de Mossoró (JOM) nº 691ª, desta quinta-feira (17).

Confira a publicação aqui.

_____________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!