Literatura potiguar em luto: morrem em Natal os poetas Pedro Grilo e o mossoroense Francisco Obery Rodrigues

Faleceu em Natal, nesta quinta-feira (21) em Natal, aos 98 anos, o poeta, cronista e memorialista mossoroense Francisco Obery Rodrigues. Filho de Francisco Peregrino Rodrigues e de Antonia Ferreira Rodrigues, casado com Brasília Fernandes Rodrigues, trabalhou 30 anos no Banco do Brasil (1943/1973), exercendo funções que foram desde escriturário contratado, investigador de cadastro, ajudante de serviço de contabilidade, chefe de serviço, subgerente e gerente.

Autor de uma série de obras, lançou “Minhas Lembranças de Mossoró” em 1998, iniciando a carreira literária aos 70 anos e, logo no ano seguinte “O Banco do Brasil em Mossoró, de 1918 a 1988 – 80 anos”. Seu último trabalho foi lançado há dois anos, quando já enfrentava sérios problemas de visão, e cujo título “Renascimento” é antítese do penúltimo, “Crepúsculo”.

Também na capital do Estado, faleceu nesta sexta-feira (22), o poeta e artista visual Pedro Grilo aos 86 anos, em decorrência de problemas de saúde que motivaram sua internação nesta semana.

Nascido em Natal em 30 de setembro de 1936, Grilo frequentou a escola até o curso primário. Se tornou um autodidata começando a escrever aos 15 anos de idade. Foi pintor de parede e de letreiros comerciais. Se tornou um artista plástico produtivo, cujas obras retratavam a Natal antiga. Realizou inúmeras exposições no Estado com destaque para a mostra realizada em 2012 na Pinacoteca do Estado.

Dedicou-se se à poesia e à trova. Criou o jornal O Pitiguari no qual mostrou a sua produção e de outros autores potiguares. Lançou em 2000 o livro “Mel e Cicuta”, que exibe parte de sua obra literária. Foi membro efetivo da Academia de Trovas do RN, ocupando a cadeira 35. Integrou a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN e a União Brasileira de Trovadores.

Pedro Grilo chamava atenção pelo seu visual único: o chapelão e seu terno de branco. Boêmio, estava sempre nas ruas da cidade alta para as suas prosas e trovas. Tinha um grande conhecimento da história mundial.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!