Mais de 3400 táxis devem ser verificados pelo IPEM/RN

São mais de 3400 táxis circulando em todo o Rio Grande do Norte e para garantir o perfeito funcionamento do taxímetro, equipamento que calcula o valor a ser cobrado pela corrida com base em uma combinação entre distância percorrida e tempo gasto no percurso, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN realiza a verificação anual desses instrumentos.

O cronograma de vistoria está seguindo o número final das placas dos veículos e segue até o mês de outubro. Agora em janeiro, a verificação dos taxímetros tem como alvo os táxis com placas terminadas com o número 1, em fevereiro as de número 2, em março serão as de final 3, abril – 4, maio – 5, junho – 6, julho – 7, agosto – 8, setembro – 9 e outubro – 0.

Para fazer a verificação o taxista pode fazer o agendamento pelo site: https://servicos.rbmlq.gov.br/. Na página é possível emitir o boleto de pagamento da taxa de vistoria e agendar a verificação do instrumento.

Caso o motorista tenha dificuldade de acesso à internet pode procurar as cooperativas de taxistas ou o setor de taxímetro do órgão, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Se o taxista não estiver em dia com a verificação, ou seja, não tiver feito a vistoria em 2022, o agendamento só poderá ser feito na sede do IPEM/RN.

É importante alertar que os taxistas que não comparecerem a vistoria, que é obrigatória e deve ser feita anualmente, e continuarem trafegando com o taxímetro irregular poderão ser multados.

 

Fique atento

Para identificar se o taxímetro está regularizado e foi verificado pelo IPEM/RN, o consumidor deve observar a presença do lacre, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do Selo do Inmetro com a informação “verificado até 2024”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados taxímetros com a etiqueta “verificado até 2023”, pois, a validade da verificação do instrumento pode ainda estar vigente de acordo com o cronograma de vistorias.

O consumidor que desconfiar de alguma irregularidade pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM/RN pelos seguintes contatos: ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo Whatsapp (84) 3222.9079 e 98147-9433.

 

Sobre o IPEM/RN

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do governo estadual, vinculada administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/RN).

Possui equipes de fiscalização formadas por especialistas e técnicos em que realizam diariamente, em todo o Rio Grande do Norte, verificações periódicas visando garantir o correto e seguro funcionamento de balanças, bombas de combustíveis, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), taxímetros, medidores de velocidade (radares), brinquedos, bicicletas infantis, produtos têxteis, extintores de incêndio, produtos pré-medidos, entre outros materiais.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!