Mossoró celebra nesta sexta (30) a abolição dos seus escravos – Confira programação e trânsito

O povo mossoroense comemora nesta sexta-feira, 139 anos da abolição dos seus escravos, cinco anos antes da Lei Áurea, portanto, em 30 de setembro de 1883. A celebração, no entanto, se estende a outros atos de pioneirismo de Mossoró, como o primeiro voto feminino, o motim das mulheres, que lutavam contra a obrigatoriedade do alistamento militar de seus esposos e filhos para a guerra, além da resistência ao bando de Lampião, em 1927.

A Festa da Liberdade aconteceu durante toda esta semana, tendo como atração principal o espetáculo Auto da Liberdade e seu encerramento nesta sexta-feira (30), com o Cortejo da Liberdade, momento que reúne as forças de segurança, instituições e grupos que se apresentam à sociedade como forma de resgatar a história e cultura de Mossoró.

“Um momento histórico. Há exatamente 139 anos Mossoró abolia a escravidão na cidade, cinco anos antes da Lei Áurea. Para celebrar a data, vamos realizar o nosso Cortejo da Liberdade, que referencia toda a história de bravura, libertação e resistência do nosso povo”, frisou Etevaldo Almeida, secretário de Cultura.

O desfile cívico, militar, cultural e comemorativo será realizado a partir das 18h, saindo da Praça dos Esportes em direção a Estação das Artes Elizeu Ventania, na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural.

 

Veja a sequência das apresentações:

Desfile Cívico – Banda de Música Arthur Paraguai; Escolas e Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino

Desfile Militar -Tiro de Guerra 07/010; Departamento Penitenciário Federal; Departamento Penitenciário Estadual; Polícia Rodoviária Federal; 2º Batalhão de Polícia Militar; 12º Batalhão de Polícia Militar; Polícia Civil; Departamento de Polícia Rodoviária Estadual; Guarda Civil Municipal; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; agentes municipais de trânsito e SAMU.

Desfile Cultural – Dias melhores virão; Motim das mulheres; Revolta das mulheres; Filhos recrutados; Soldados repressores; Libertação dos escravos; Abolição da escravatura; Grupos de negros; Afro Brasil; Enfim, a liberdade; Resistência; Resistência ao Bando de Lampião; Voto feminino; e Cidade do sol.

Desfile Comemorativo – Mossoró em festa; Quadrilhas juninas; Agremiações carnavalescas; Maracatu; Tribo de índios; e Grupos folclóricos.

Técnicos das Secretarias de Cultura, Segurança e Educação da administração municipal; O Grito dos Excluídos.

 

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) promoverá intervenções no trânsito para viabilidade do Cortejo da Liberdade. Os acessos à avenida Rio Branco, no trecho que compreende o Corredor Cultural, serão isolados a partir das 16h.

O Departamento de Mobilidade orienta aos condutores a preferência por vias alternativas. A população que desejar acompanhar o desfile poderá estacionar seus veículos em vias adjacentes à avenida, como explica Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade.

“Para garantir a segurança de todos que estão participando do desfile e também para aqueles que estão assistindo, é necessário o isolamento da região. Portanto, a avenida Rio Branco, compreendendo a rua Nísia Floresta, na proximidade da Praça dos Esportes, até a avenida Augusto Severo, será totalmente isolada”, explicou.

Referente às vias alternativas orienta: “No bairro Aeroporto, em direção ao Centro, através da avenida Felipe Camarão, haverá também intervenção. Os condutores que não vão assistir ao cortejo, procurem vias alternativas para não encontrar bloqueios”, concluiu Luís Correia.

 

Confira o mapa com todas as intervenções.

_____________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!