Desde a última segunda-feira (11), os corredores e salas de aula da Faculdade de Educação, no Campus Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), estão movimentados com a realização da Feira do Livro de Mossoró 2025. O evento, que celebra seus 20 anos de história, tem atraído não só universitários(as), mas também estudantes de outros níveis de ensino e entusiastas da leitura de toda a região.
A cerimônia oficial de abertura aconteceu na tarde de segunda-feira, no auditório da Faculdade de Serviço Social (Fasso), e contou com a presença do escritor, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), o mossoroense João Almino, convidado especial da edição. Em sua fala, ele compartilhou reflexões sobre o ofício da escrita:
“Escrevo porque preciso, é a única razão. É a minha vida”, afirmou o autor.
O jornalista Rilder Medeiros, organizador da Feira, comemorou o sucesso do primeiro dia e o retorno vibrante do público:
“Depois de uma longa espera, chegou o dia. As escolas estão chegando, as pessoas estão participando. Isso é muito bonito de se ver. Teremos mais de 13 horas de programação diária voltada para toda a família. Aproveitamos para fazer um convite: que possamos fazer da Feira do Livro um local de encontro para as pessoas de Mossoró e região.”
A reitora da Uern, Cicília Maia, anfitriã do evento, destacou a importância da feira para aproximar a universidade da comunidade:
“O melhor lugar para a Feira do Livro é na Uern. É com muita alegria que recebemos as pessoas aqui e que, para muitas, é o primeiro contato com a universidade. Chegam de forma despretensiosa, muitas vezes para comprar um livro, e saem daqui com uma amizade, com o interesse por um curso de graduação, de pós-graduação, se relacionam com nossos estudantes, docentes, servidores. Eu fico muito feliz de ver a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte vestida de povo.”
A abertura também contou com apresentação do grupo musical Arte em Batucada, da Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, que trouxe uma vibrante performance com ritmos brasileiros.
A Feira segue até sexta-feira (15), com entrada gratuita e uma programação diversa que inclui lançamentos de obras, contação de histórias, oficinas, apresentações culturais, atividades infantis, concurso de cosplay, rodas de conversa, palestras e muito mais.
Este ano, mais de 40 autores(as) independentes participam da feira — um número recorde na história do evento.
Foto: Reprodução