Na manhã desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Mossoró iniciou a programação da “Semana do Bebê” 2025. A atividade inaugural foi realizada na Maternidade Almeida Castro, onde foi feita a entrega simbólica da chave da cidade ao primeiro bebê nascido na semana.
A “Semana do Bebê” é uma iniciativa de mobilização social pela primeira infância, realizada anualmente em diversas cidades do Brasil, visando promover a atenção e os cuidados necessários para crianças de até 6 anos, enfatizando a importância de garantir o desenvolvimento integral desde os primeiros anos de vida. A iniciativa busca tornar a sobrevivência e o desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios.
“Durante este mês de agosto realizamos ações das campanhas ‘Primeira Infância’ e ‘Semana do Bebê’. Hoje, estamos aqui na maternidade para iniciar a semana com a entrega da chave da cidade à família do bebê que nasceu neste dia. É um trabalho em rede realizado entre Saúde, Assistência e Educação, onde a gente consegue levar informação e orientação para todos os familiares, entregando sempre o melhor para nossas crianças e nossos bebês”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
Giordana Raquel, mãe de Antony Gohan, primeiro bebê nascido nesta semana no município.
Às 5h45, do dia 18 de agosto de 2025, na Maternidade Almeida Castro, nasceu Antony Gohan. “Estou muito emocionada com esse gesto de receber a chave, foi uma surpresa para mim, principalmente nesse dia que eu nem sabia que era o dia do bebê, nesse mês também. Foi uma surpresa, eu não estava esperando, mas ainda bem que deu tudo certo. Está sendo uma sensação boa segurar meu filho no colo, uma mistura de responsabilidade, cuidado, medo, tudo junto ao mesmo tempo”, disse a mamãe Giordana Raquel.
Em Mossoró, as ações da “Semana do Bebê” ocorrem juntamente com o “Mês da Primeira Infância” e “Agosto Dourado”. São campanhas intersetoriais sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da diversas atividades como palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais.
Denisa Praxedes, coordenadora do programa “Criança Feliz”.
“Uma semana com várias ações voltadas para a criança e também para as mamães, às gestantes. Nós trabalhamos nos nossos equipamentos com as nossas gestantes e os bebês. A gestante faz parte do grupo de mulheres acompanhadas pelo programa ‘Criança Feliz’. Trabalhamos questões referentes ao aleitamento materno, alimentação saudável antes e depois da gestação. É uma semana que promove conscientização para importância e bem-estar da mãe e do bebê, fortalecendo a rede que trabalha com a primeira infância”, pontuou Denisa Praxedes, coordenadora do programa “Criança Feliz”.
A ideia das campanhas é que todos participem: governo, ONGs, setor privado, escolas e, claro, as próprias famílias, são mobilizados para oferecer mais qualidade de vida às crianças durante a primeira infância. “Buscamos mostrar o vínculo que se cria entre a mãe e o bebê, durante a amamentação, o olhar da mãe para o bebê. Além disso, são ações importantes que criam e dão segurança para o crescimento da criança”, acrescentou Morgana Dantas.
Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
“SEMANA DO BEBÊ” – A primeira edição da “Semana do Bebê” foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul. Em 2010, o UNICEF sistematizou a iniciativa e passou a disseminar a “Semana do Bebê” em todo o Brasil. Desde 2013, ela também faz parte das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo UNICEF.
Foto: Divulgação
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!