Após mais de dois anos desde sua inauguração, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, realizou nesta sexta-feira (23) o primeiro parto da unidade. A paciente Jackeline Araújo, de 24 anos, vinda do município de São Miguel, deu à luz por cesariana ao bebê Bruno, que nasceu saudável com 3,5 kg e 51 cm.
Segundo a coordenadora do Centro de Parto Normal, Janaíne Oliveira, a demora para o início dos partos foi devido ao cumprimento de um cronograma da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), que incluía estruturação da unidade e convocação de profissionais especializados. Até agosto, 120 dos 147 profissionais convocados já haviam se apresentado.
Com o início dos partos, o hospital passou a operar com 100% dos serviços, contando com seis leitos para partos, incluindo cinco para partos normais e um para casos de alto risco. A unidade atende 63 municípios da região Oeste potiguar por meio de regulação estadual.
A maternidade segue protocolos de humanização do parto, com foco na presença do enfermeiro obstétrico para reduzir intervenções desnecessárias, conforme orientações da OMS e do Ministério da Saúde. O hospital também conta com cinco UTIs neonatais e cinco leitos de cuidados intermediários, além de realizar cerca de 5 mil atendimentos mensais em seu ambulatório e 30 atendimentos diários em urgências ginecológicas.
Foto: Divulgação
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!