Mutirão de espirometria será realizado na próxima semana na UBS Duclécio Medeiros

Na próxima semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Duclécio Medeiros, localizada no bairro Teimosos, no grande Alto de São Manoel, receberá mais uma vez o mutirão para exames de espirometria. A ação terá início às 14 horas da segunda-feira (24) e prosseguirá até a sexta-feira (28). É uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a farmacêutica Behringer.

Espirometria é um exame em que o paciente sopra em um aparelho para medir a sua capacidade e a função pulmonar, podendo disseminar aerossóis – que podem conter microrganismos como bactérias, vírus da gripe e o coronavírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19).

O procedimento é realizado numa cabine de biossegurança projetada pela farmacêutica. A cabine é completamente fechada. O isolamento e a filtragem microbiológica do ar reduzem o risco de contaminação para técnicos, médicos, demais pacientes e profissionais de saúde.

O equipamento auxilia no diagnóstico preciso de doenças pulmonares crônicas e tem como objetivo criar uma proteção extra para todos os envolvidos no processo do exame. Equipada de tecnologia de alta performance com dois filtros (HEPA e Ulpa) que permitem eliminar 99,9% de vírus e bactérias, purificando assim todo o ar que entra e sai da cabine em apenas um minuto.

Diretora da Atenção Básica, Katiana Aquino destaca que aproximadamente 70 exames deverão ser realizados. Ela explica que é um exame muito importante, sobretudo, para aquelas pessoas que foram contaminadas pelo SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.

“Muita gente necessita de acompanhamento pelo fato de terem contraído a Covid-19 e que atingiu o pulmão. Quem tiver com a requisição ou também tem problema de DPOC, que são relacionados ao pulmão, buscar a Unidade Básica de Saúde, passar por uma consulta médica e fazer a solicitação para realizar esse exame”, disse.

Desde o início da pandemia, em função do alto risco de contágio por Covid-19, essa avaliação passou a ser recomendada apenas em casos extremamente necessários, atrasando o diagnóstico de doenças respiratórias como a asma e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) popularmente conhecida como enfisema pulmonar.

Katiana Aquino informou também que o primeiro mutirão realizado no mês passado recebeu elogios pela estrutura e acompanhamento aos pacientes. “Foram diversos elogios que recebemos por conta do mutirão realizado no mês de setembro também na UBS dos Teimosos. Nós tivemos esse feedback positivo da população”, falou a diretora. Ela ressaltou que todos que fizeram o exame já receberam o resultado.

_____________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!