A Nova Carteira de Identidade Nacional estará disponível em todos os estados brasileiros a partir de segunda-feira, 6, após o governo federal prorrogar a data inicial de 6 de março. A primeira via e a renovação do documento serão gratuitas, enquanto a segunda via terá uma taxa determinada por cada estado.
O novo modelo da carteira de identidade terá versões em papel e digital, seguindo o exemplo da Carteira Nacional de Habilitação. Diferentemente do modelo antigo, a Nova Identidade não possui número próprio, utilizando o CPF para identificação. Além disso, apresenta um único campo para nome, sem distinção entre nome de registro civil e nome social, e não indica o sexo da pessoa.
Um QR Code integrado permite verificar a autenticidade do documento e rastrear se foi extraviado ou furtado. Adicionalmente, a carteira inclui um código MRZ, padrão internacional utilizado em passaportes, conferindo a ela status de documento de viagem.
A validade da Nova Carteira de Identidade varia de acordo com a idade do titular: 5 anos para pessoas até 11 anos e 364 dias, 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos e 364 dias, e é indeterminada para maiores de 60 anos. O modelo antigo permanece válido até 28 de fevereiro de 2032.
*Com informações O Estadão
Foto: Reprodução
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!