O papa Leão XIV foi diagnosticado com adenocarcinoma pulmonar após passar por uma cirurgia nesta terça-feira (13), no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália. Segundo boletim médico divulgado pela Santa Sé, os médicos retiraram o lobo inferior do pulmão direito. O procedimento durou cerca de 90 minutos e foi concluído sem complicações.
O diagnóstico foi confirmado por um exame histológico realizado durante a operação. A doença já era suspeitada pelos médicos com base nos exames pré-operatórios.
O pontífice, de 71 anos, permanece internado para recuperação. Os compromissos públicos foram suspensos até 20 de outubro, segundo informações divulgadas pelo Vaticano.
Ainda não foram divulgados detalhes sobre a necessidade de tratamentos complementares, como quimioterapia.
Foto: Reprodução