Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV/Mossoró), com apoio do 2º Núcleo de Investigação Qualificada (2º NIQ), deflagraram nesta quarta-feira (16) a “Operação Agrado”, voltada ao combate de um suposto esquema de corrupção envolvendo servidores públicos e despachantes que atuavam no Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN), em Mossoró.
A operação resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, duas medidas cautelares de afastamento das funções públicas e cinco medidas cautelares diversas da prisão, expedidas pela Justiça com base em indícios robustos de corrupção passiva e ativa.
De acordo com as investigações, iniciadas há cerca de oito meses, dois servidores públicos e ao menos três despachantes estariam envolvidos em um esquema que facilitava ou acelerava trâmites administrativos no órgão de trânsito mediante o recebimento de vantagens indevidas — os chamados “agrados”.
Segundo o delegado da DEPROV, Jomario Montenegro, a apuração começou a partir da identificação de um veículo adulterado que foi, mesmo assim, aprovado de forma irregular dentro do sistema do Detran. A partir desse caso, a equipe investigativa passou a monitorar a atuação de servidores e intermediários suspeitos de integrar a suposta rede de corrupção.
Os despachantes, de acordo com as medidas judiciais, estão proibidos de se aproximar da sede do Detran em Mossoró, de deixar a cidade e de manter contato entre si ou com os demais investigados. Já os dois servidores foram formalmente afastados de suas funções.
O nome da operação faz alusão direta à prática identificada durante a apuração, na qual os servidores recebiam pagamentos informais em troca da aprovação de procedimentos administrativos irregulares, o que caracteriza o crime de corrupção passiva. Aos despachantes investigados, é atribuída a prática de corrupção ativa.
A ação policial contou também com o apoio da 2ª Delegacia Regional de Mossoró (2ª DR), por meio da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE).
Em nota, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte destacou que o Detran/RN é parceiro estratégico da instituição em diversas frentes, especialmente no combate a fraudes, clonagens de veículos e crimes contra a administração pública. A autarquia, segundo a corporação, tem colaborado ativamente com as investigações, reforçando seu compromisso com a transparência e o interesse público.
As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e garantir a responsabilização criminal dos investigados.
Foto: Reprodução
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!