A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta terça-feira (15), a “Operação Filamento”, com o objetivo de combater o furto e a comercialização ilegal de cabos da rede elétrica na região Oeste do estado. A ação foi coordenada pela Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE) e pelo 2º Núcleo de Investigação Qualificada (2º NIQ), em resposta a uma série de crimes que têm comprometido o fornecimento de energia em diversos municípios potiguares.
Durante a operação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Mossoró, Assú, Tibau, Areia Branca e Serra do Mel. Uma pessoa foi autuada em flagrante, no município de Assú, pelo crime de receptação. Ao todo, cerca de 60 policiais civis participaram da ação, que contou com o apoio da 2ª Delegacia Regional de Polícia de Mossoró.
A ofensiva policial foi desencadeada após os furtos registrados entre os dias 13 e 14 de abril, que resultaram na subtração de quase 3 quilômetros de cabos da rede de média tensão em cidades como Areia Branca, Mossoró e Porto do Mangue. Os crimes deixaram mais de mil unidades consumidoras sem energia elétrica, afetando serviços essenciais como escolas, unidades de saúde, restaurantes, internet e telefonia.
O caso mais recente ocorreu na madrugada de segunda-feira (14), na comunidade rural de Serra Vermelha, localizada entre Mossoró e Areia Branca, onde foram furtados cerca de 900 metros de fios, deixando 313 unidades consumidoras sem energia elétrica. Já no domingo (13), criminosos haviam subtraído aproximadamente 2 quilômetros de cabos das praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, entre os municípios de Areia Branca e Porto do Mangue, afetando outras centenas de usuários.
Na operação desta terça-feira foi recolhido material possivelmente proveniente de furto, com a maior parte encontrada em sucatas na cidade de Mossoró. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar os demais envolvidos e desarticular o esquema criminoso.
Foto: Divulgação
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!