Player Topo - Web Radio

POLÍTICA: Condenada pelo STF e presa na Itália, Carla Zambelli tem mandato mantido pela Câmara

A Câmara dos Deputados decidiu manter o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), mesmo após ela ser condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal e estar presa na Itália desde julho, aguardando extradição para o Brasil.

Na votação em plenário, 227 deputados votaram pela cassação, 110 foram contra e 10 se abstiveram. Para a perda do mandato, eram necessários 257 votos — número que não foi alcançado. Com isso, o processo foi arquivado.

As condenações

Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a 10 anos e 8 meses de prisão por ter ordenado a invasão do sistema do CNJ com ajuda do hacker Walter Delgatti Neto. A ação inseriu documentos falsos e chegou a emitir um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
A multa aplicada ultrapassa R$ 2 milhões, e o STF determinou também a perda do mandato, cabendo à Câmara confirmar — o que não ocorreu.

Além disso, ela responde a outro processo no STF por constrangimento ilegal e porte de arma, no episódio em que perseguiu um jornalista armado em São Paulo, em 2022. A maioria dos ministros já votou por uma pena superior a cinco anos, mas o julgamento ainda não foi finalizado.

Depoimentos e versões

Durante as investigações, o hacker Delgatti afirmou que agiu a mando de Zambelli. A defesa da deputada nega, diz que o processo é político e que não houve qualquer ordem dela para a invasão.

Prisão na Itália

Após o trânsito em julgado da condenação, Zambelli deixou o Brasil e seguiu para a Itália, onde tem cidadania. Ela foi presa em Roma a pedido da Polícia Federal brasileira. Está detida no presídio de Rebibbia, enquanto a Justiça italiana analisa o pedido de extradição e solicita detalhes sobre o sistema prisional brasileiro antes de autorizar o envio.

Reação política

Mesmo com duas condenações e detida no exterior, Zambelli segue como deputada. A oposição já anunciou que vai recorrer ao STF para tentar reverter a decisão da Câmara.

*Com informações do UOL

Foto: Reprodução

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)

  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!