Polo turístico “Do Sertão ao Mar” mostra novas rotas do turismo no RN

“Do Sertão para o Mar”, assim é denominado o novo polo turístico do Rio Grande do Norte composto por sete municípios da região salineira do Estado. A criação da nova região atende a demanda do Programa de Regionalização, por meio do Ministério do Turismo, que organiza os municípios turísticos no Mapa do Turismo Brasileiro.  A partir de agora as cidades de Jandaíra, Galinhos, Guamaré, Macau, Pendências, Alto do Rodrigues e Carnaubais – unem-se com objetivo de discutir, compreender e divulgar o turismo na região e, principalmente, entender as funções da Reserva Ponta do Tubarão como área de desenvolvimento sustentável.
Na última semana, representantes da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) estiveram em visitas técnicas nas cidades de Jandaíra, Macau e Guamaré para conhecer os atrativos turísticos e ambientais das localidades.

A comitiva de turismo do Governo do Estado foi coordenada pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Costa, com a participação do diretor-geral do Idema, Leon Aguiar. A visita técnica foi uma proposição dos municípios que integram o novo polo turístico, representado pelas lideranças municipais Tânia Fonseca e Carlos Gustavo Lima de Souza, presidente interina e vice-presidente da IGR “Do sertão para o Mar”.
O primeiro destino visitado foi a cidade de Jandaíra, na tarde da terça-feira (23), onde os gestores foram recepcionados por representantes dos sete municípios da IGR do Sertão para o Mar, na Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (JOCA).

A visita técnica oficializou, junto a Setur, a criação da primeira Instância de Governança Regional-IGR. A IGR do Sertão para o Mar é um modelo de gestão descentralizada do turismo que proporciona alternativas de desenvolvimento, de acordo com as especificidades de cada município.
Na ocasião, os gestores estaduais conheceram as ações na área de turismo sustentável da região. Os representantes das secretarias de turismo e de meio ambiente dos municípios apresentaram diversos roteiros, e entre os destaques, estiveram as belezas cênicas das praias de Galinhos, o Museu de Carnaubais, o turismo de eventos de Alto do Rodrigues e Pendências, o Meliponário desenvolvido pelas famílias locais com o JOCA e em parceria com o Sebrae, as Cavernas e Grutas, em Jandaíra.
Segundo a secretária de Turismo, Ana Costa, a visita técnica dará subsídios para uma futura divulgação das novas rotas turísticas para o Rio Grande do Norte. “Nossa vinda em conjunto com o Idema é estratégica para gestão do turismo do Estado, pois somos privilegiados geograficamente pelos encantos ambientais que temos em nosso território. É preciso zelar por esta riqueza. A visão do governo da professora Fátima é pautar a geração de renda com desenvolvimento sustentável e aqui estamos verificando in loco o que pode ser adotado na cadeia do turismo e que respeite o meio ambiente”, explicou.
Na segunda visita técnica no Novo Polo Turístico do Sertão para o Mar, os gestores do Idema e da Setur participaram da experiência turística pela Gamboa do Camurupim, no município de Macau/RN. “É aqui onde o Sertão de fato encontra o mar. É o encontro da Caatinga com o Mangue. A experiência turística do grupo D’adventure, une o turismo sustentável que respeita o meio ambiente, incluindo a história, a culinária e a música instrumental de qualidade”, apresentou Daybson Samid.
O eco passeio de canoa e caiaques pelos mangues e gamboas de Macau, no Rio Grande do Norte é uma oportunidade única de conhecer de perto o ecossistema de transição chamado manguezal. Outros pontos visitados foram a empresa Lavi, que desenvolve larvas para o cultivo de camarão, as obras do Recinto de Aclimatação e Programa de Soltura e Monitoramento de Peixes-bois Marinhos, do Projeto Cetáceos Costa Branca da UERN (PCCB/UERN) e a sede do Ecoposto da RDS Ponta do Tubarão.
“A Região Salineira tem muitas potencialidades para consolidar o turismo ecológico das cidades inseridas na IGR – Do Sertão para o Mar. O Idema gerencia a Reserva de Desenvolvimento Sustentável, que compreende uma área de quase 13 mil hectares entre os municípios de Macau e Guamaré, e podemos constatar que é um patrimônio ambiental bem conservado, rico em biodiversidade e belezas cênicas que podem sim conviver com as atividades de ecoturismo”, destacou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.
Um dos pontos a serem observados no diagnóstico do Idema é a participação da população local, em parceira com poderes públicos, com o objetivo de gerar os atrativos pautados na conservação ambiental e no turismo de experiência. “A presença das representações populares no Conselho Gestor da RDS Ponta do Tubarão é o fórum indicado para recepcionar demandas e debater soluções para uma ocupação adequada”, completou Aguiar.
Encerrando a série de visitas técnicas conjuntas entre Idema e Secretaria de Turismo, na Região Salineira do Estado, a cidade de Guamaré apresentou suas potencialidades e projetos. A secretária de Turismo, Ana Costa, e o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, foram recebidos pelo prefeito Artur Teixeira. Os gestores conheceram, juntamente com as equipes técnicas, as praias do Queimado, Minhoto, Atabaia, Praia do Rio Aratuá, a Trilha da Canoa e o Amaro.
“Para nós que queremos desenvolver o Turismo Responsável em Guamaré com seriedade, o diálogo e o apoio com a Secretaria de Turismo e com o Idema são fundamentais. Queremos que os projetos de infraestrutura turística sejam iniciados brevemente para desenvolver não apenas Guamaré como toda a região”, explica o prefeito de Guamaré, Arthur Teixeira.
Participaram ainda das visitas técnicas, a arquiteta e subcoordenadora de Infraestrutura da Setur, Anna Cecília Guedes; a assessora de comunicação do Idema, Dannyelle Nunes; a Jornalista e a Subcoordenadora de Comunicação, Analice Lima; o supervisor do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação, Rafael Laia e o gestor da RDS Ponta do Tubarão, Ramiro Camacho. A equipe esteve acompanhada da fotógrafa e videomaker Caroline Macedo, que registrou momentos para utilização futura na divulgação do projeto do turismo estadual.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!