Morreu nesta quinta-feira (1º), aos 59 anos, o potiguar Joselito Geraldo de Sousa, conhecido nacionalmente como Lito Sousa, criador do canal Aviões e Músicas. Nascido em Natal, ele se tornou uma das principais referências brasileiras em conteúdos sobre aviação.
Lito morreu após enfrentar a doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), uma condição neurológica rara, progressiva e fatal. O diagnóstico havia sido confirmado em agosto, depois que ele apresentou perda de movimentos e outros sintomas neurológicos.
Com mais de três décadas de experiência na aviação, Lito trabalhou em empresas como Varig, Transbrasil e United Airlines. Em 2004, criou o blog Aviões e Músicas, que posteriormente se transformou em canal no YouTube e alcançou milhões de pessoas.
No projeto, ele explicava de maneira acessível temas relacionados a aeronaves, manutenção, segurança de voo, turbulência e acidentes aéreos. O trabalho fez com que se tornasse conhecido também entre pessoas que não tinham conhecimento técnico sobre aviação.
Nas últimas semanas, familiares e amigos chegaram a mobilizar uma campanha em busca de alternativas experimentais para o tratamento da doença. Lito recebeu uma substância experimental em caráter excepcional, mas não havia comprovação de eficácia clínica contra a doença.
Lito deixa a esposa, Mila Seidl, e um filho.
Foto: Reprodução