Neste sábado (9) aproximadamente 60 pessoas compareceram ao Hospital Geral de Oftalmologia (HGO) para realizar a cirurgia de catarata. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), objetiva zerar a fila de espera para o procedimento.
O método utilizado na cirurgia neste mutirão foi a facoemulsificação, que é um dos mais desenvolvidos do mundo, explica o oftalmologista Tiano Vasconcelos. Segundo ele, o procedimento dura poucos minutos e tem uma eficácia muito alta.
“É uma cirurgia simples que leva em torno de 10 minutos e tem uma eficácia maravilhosa. O método que vai ser realizado aqui é um dos mais desenvolvidos do mundo. Hoje aqui nós vamos fazer cirurgia de catarata através da facoemulsificação, que é uma cirurgia que é retirada o cristalino que temos dentro do olho e substituindo por outra lente”, disse o especialista que ainda informou que esse procedimento não requer anestesia através de injeção. “Terminou a cirurgia não precisa nem de curativo. O paciente já sai com a qualidade de visão melhorada”, completou.
“Estou muito satisfeito, tanto a minha pessoa como a minha família. Vou fazer uma raspagem do olho direito. Graças a Deus dará tudo certo. Demos entrada no procedimento no HGO e ficamos aguardando a chamada pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse Francisco Araújo Sobrinho, morador do bairro Dom Jaime Câmara.
A secretária de Saúde do município, Morgana Dantas, compareceu ao mutirão e destacou que a ação continuará pelos próximos dias. “Hoje temos aqui 60 pacientes a serem operados e durante a próxima semana continuaremos realizando em todos os três prestadores na cidade de Mossoró. Seguimos fazendo essas cirurgias para tentar zerar a fila”.
O prefeito Allyson Bezerra esteve no HGO acompanhando o mutirão. Ele explicou que a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, está num verdadeiro mutirão para zerar as cirurgias eletivas no município.
“Nós queremos zerar por completo uma das filas de cirurgias maiores que já pegamos dentro do nosso município. Chegamos no município de Mossoró com milhares precisando de uma cirurgia de oftalmologia. Temos o compromisso de zerar essa fila e estamos a cada dia mais empenhados em conseguir esse objetivo”, frisou o prefeito Allyson Bezerra.
Dados da Central de Regulação de Mossoró mostram que de janeiro de 2021 a julho de 2022 foram realizadas 3.295 cirurgias de catarata na cidade. Já o total de procedimentos, incluindo outras cirurgias de oftalmologia, era de 5.878.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!
Foto: Célio Duarte (SECOM/PMM).