As prefeituras dos municípios de Tibau e Areia Branca saíram na frente e mesmo sem a determinação pior parte do governo estadual, emitiram notas públicas nesta terça-feira (26) anunciando a proibição de grandes eventos, sejam eles públicos ou privados.
Em Areia Branca a medida seguirá até o próximo dia 06 de fevereiro, enquanto Tibau manterá a determinação até o dia 25 de março. Ambas as cidades já haviam anunciado o cancelamento dos festejos de carnaval.
Em nível estadual, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado recomendaram que o Governo proíba eventos de massa como forma de contenção da nova onda de covid-19 pela variante ômicron e também pelo surto de Influenza que assola o país.
O Governo do Estado, por sua vez, diz que aguardará uma determinação da Justiça.
Confira a nota da Prefeitura de Areia Branca
NOTA À POPULAÇÃO
Frente ao panorama epidemiológico que vem crescendo nesses últimos dias em nossa cidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca através da Vigilância Epidemiológica vem a público ALERTAR a população para tomar os cuidados necessários para conter a transmissibilidade do COVID-19 e a disseminação de outras síndromes gripais. Areia Branca conta de acordo com dados dos últimos dias com duplicação de casos de covid ultrapassando 150 casos confirmados.
Estamos em um cenário de combinações de efeitos da circulação de dois vírus respiratórios: SARS-CoV-2 (até o momento, não é possível afirmar, com segurança se é a variante Ômicron) e o da Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, o que tem confundido a população por apresentarem semelhanças em seus sintomas. Dessa maneira, estar gripado acaba exigindo os mesmos cuidados de quem se torna suspeito e/ou positivo para COVID-19.
Na dúvida e por um princípio de preservar as vidas, em primeiro lugar, defendemos escolhas de precaução: reduzir o risco de exposição ao vírus e se vacinar contra a COVID-19 (com todas as doses necessárias, segundo o esquema de vacinação), continuar a usar máscaras, manter a higiene das mãos, deixar os ambientes bem ventilados sempre que possível, evitar aglomerações e reduzir ao máximo o contato próximo com muitas pessoas, principalmente em espaços fechados.
Diante disso é prudente visando a proteção à saúde da população o cancelamento e suspensão de eventos públicos e privados de 25 de janeiro até 6 de março de 2022, o que inclui o período de carnaval.
Confira AQUI o Decreto 001/2022 da Prefeitura de Tibau.
___________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!