Prevenção à gravidez na adolescência é tema de ações neste mês em Mossoró

Durante todo este mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Atenção Básica à Saúde, está desenvolvendo ações voltadas para a orientação e prevenção da gravidez na adolescência. As atividades foram iniciadas neste dia 1º com orientações levadas ao público alvo nas Unidades Básicas de Saúde.

A responsável pela política de Atenção Integral à Saúde da Mulher da SMS, Suiann Costa, destaca a importância do trabalho de orientação e conscientização referente à gravidez na adolescência. “Durante todo este mês vamos intensificar as ações voltadas para levar orientação a este público, porém, as atividades realizadas com adolescentes acontecem durante o ano todo”, ressaltou.

A programação deste mês será destinada a ações de prevenção à gravidez na adolescência, terá ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Escolas. “As ações serão desenvolvidas aproveitando o retorno às aulas para que possam acontecer também nas escolas, além dos equipamentos de saúde e da assistência social”, frisou Suiann.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA/OMS – Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada gravidez na adolescência quando ocorre entre 10 e 20 anos de idade. Nessa fase, a gravidez é apontada como sendo de alto risco para ocorrência de problemas biológicos e sociais tanto para a mãe quanto para o bebê. Entre esses fatores de risco estão: depressão (durante e pós-parto), parto prematuro e aumento da pressão arterial.

 

__________________
Foto: Célio Duarte.
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!