Programa de Recomposição das Aprendizagens tem sequência com atividades aos sábados

As atividades do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró tiveram sequência neste sábado (02), em unidades como a Escola Municipal Raimundo Fernandes, no bairro Santo Antônio. Pela manhã, os alunos puderam acompanhar e realizar tarefas com base nas orientações da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de recompor as aprendizagens não consolidadas durante o período de ensino remoto.

“Foi o primeiro sábado de atividades do Programa de Recomposição das Aprendizagens, o nosso PRA. Um importante passo para que possamos recompor as habilidades e competências não desenvolvidas pelos alunos em razão dos prejuízos pedagógicos ocorridos na consolidação das aprendizagens ao longo do período em que a oferta do ensino se deu de forma remota (2020-2021)”, destaca a titular da SME, Hubeônia Alencar.

A secretária de Educação lembra que o PRA foi cuidadosamente elaborado pela equipe técnica da pasta municipal, equipe que comemora agora sua efetivação pelas atividades realizadas nas escolas. “O PRA é genuinamente nosso, pensado e elaborado pela SME, a partir das avaliações diagnósticas realizadas em 2021. É um programa grandioso e que, ao se concretizar, coloca-nos em uma situação de encantamento, por termos feito parte diretamente da sua construção e estarmos agora acompanhando o início da sua execução, e de esperança”, disse Hubeônia, acrescentando:

“Ao visitarmos a Escola Raimundo Fernandes neste sábado, e vermos as crianças realziando as atividades e a equipe da escola desenvolvendo o PRA, acreditamos ainda mais ser possível fazermos a diferença no processo de ensino e aprendizagem, nessa era pós-ensino remoto. O PRA já nos enche de orgulho”, finalizou.

O PRA está sendo desenvolvido em atividades realizadas nos dias letivos, somando-se ainda 80 horas-aula anuais extras, executadas aos sábados, não contabilizadas na carga horária letiva. O programa terá sua metodologia aplicada ao longo de um ano, por meio de projetos como “Conviver na Educação Infantil”, “Letramento e Alfabetização”, “Oficina de Produção de Texto”, “Letramento Matemático”, “Iniciação Científica”, “Núcleo de Estudos Interdisciplinares”, além do “Mossoró Educa+”.

__________________

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM).

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!