Inicia-se nesta terça-feira (21) o projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde”, que oferece atendimentos ao público para o diagnóstico da hanseníase. Localizada na Praça dos Patins, na avenida Rio Branco, a carreta estará em funcionamento durante toda a manhã e tarde até a próxima sexta-feira (24), buscando promover a saúde pública em diversos contextos sociais e epidemiológicos da doença.

A iniciativa se destaca pela estratégia de instalar a carreta em pontos estratégicos dos municípios, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde. O objetivo é proporcionar um diagnóstico precoce da hanseníase, uma doença causada por uma bactéria que pode resultar em problemas neurológicos se não tratada a tempo. O tratamento eficaz da hanseníase, que é transmitida de um indivíduo para outro, é crucial para interromper a transmissão da doença.

O dermatologista Maurício Nobre ressalta a importância do tratamento precoce, destacando que, durante o tratamento, a pessoa não transmite a doença. Ele alerta para a natureza silenciosa da hanseníase, muitas vezes manifestada por manchas na pele que podem ser confundidas com outras condições dermatológicas.

O médico destaca a oportunidade para pessoas que tiveram contato com a hanseníase, especialmente em áreas endêmicas, ou que possuam casos na família, de buscar esclarecimentos sobre a doença. Além disso, aqueles que apresentam queixas de dormência na pele, sem melhora nos tratamentos convencionais, são encorajados a aproveitar a oportunidade para esclarecimentos.

Foto:  Arquivo Secom/PMM

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *