Decisões importantes tomaram conta de Brasília nesta quarta-feira (1º). A reabertura do Supremo Tribunal Federal e as votações da Câmara e Senado, marcaram o início de fevereiro e pode-se dizer agora que enfim, o ano começou. Confira abaixo alguns tópicos colhidos dos importantes atos políticos brasileiros no dia de ontem.
Rosa Weber reabre as portas do STF com discurso forte após ataques de 8 de janeiro
“Nesse mesmo plenário totalmente reconstruído após a invasão criminosa por turba insana movida pelo ódio e pela irracionalidade, reafirmo minha profissão de fé como juíza.” Foi com falas duras como estas que a ministra presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber reabriu os trabalhos da Casa nesta quarta-feira (1º), após os ataques sofridos no último dia 8 de janeiro por bolsonaristas.
Pacheco confirma favoritismo e renova mandato do Senado
Apontado como favorito, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito em primeiro turno nesta quarta-feira (1º), em votação secreta por 49 votos a 32 do potiguar Rogério Marinho, seu principal concorrente a presidência do Senado e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos.
“A democracia está de pé pelo trabalho de quem se dispôs ao diálogo e não ao confronto. E continuaremos de pé, defendendo e honrando nossa nação.” Disse Pacheco após a sua vitória.
Lira tem votação recorde na Câmara
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) conseguiu emplacar a sua reeleição como presidente da Câmara dos Deputados e comandará a Casa até 2025. Com 464 votos dos 509 deputados votantes, Lira bate um recorde de votos que antes pertencia aos ex-presidentes da Câmara João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991, ambos com 434 votos. Só que, ao contrário de Lira, eles eram candidatos únicos.
“Seguiremos devotos da democracia e, para tanto, serei uma voz firme a favor das prerrogativas e liberdade de expressão de cada parlamentar”, afirmou o presidente reeleito.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!