Rapper mossoroense prepara documentário sobre o surgimento do hip-hop em Mossoró

Para mais do que um rapper atuante no cenário do hip-hop mossoroense, Luan Alves Gondim, o Cumpadi Caboco é também um estudioso do movimento que une várias artes integradas e lançará nos próximos dias o documentário “O Hip-hop que Brota no Sertão de Mossoró”.

O trabalho, produzido em parceria pelo cineasta Edu Bandeira será totalmente acessível com legendas em português, inglês e sinalização em libras e revela histórias que remontam aos anos 80 até os dias atuais, mostrando as dificuldades e prazeres em desenvolver essa cultura no interior do nordeste brasileiro.

“Os primeiros representantes dessa cultura em Mossoró-RN iniciaram suas manifestações artísticas ainda no final da década de 80, fato comum em diversas partes do mundo, momento de forte expansão do hip-hop. Hoje, quase quatro décadas depois, esta cultura ainda está sem atenção das políticas públicas. Nossa cidade, ainda não conta com nenhuma estrutura para o desenvolvimento dessa arte, seja um espaço, um evento, ou qualquer tipo de amparo aos cidadãos que se identificam com essa cultura”. Comenta o idealizador.

O documentário também abordará o preconceito que sofrido por praticantes do hip-hop, ajudando na formação de um pensamento crítico para que se desenvolva em várias manifestações artísticas, revolucionando de fato, a triste e violenta condição das regiões periféricas, em especial, da cidade de Mossoró.

“Por ter sido criada na periferia e para a periferia, diversos jovens criam uma identidade com esses elementos e sentem a necessidade de praticar algo que os representem. Isso garante ao hip-hop se tornar um instrumento de comunicação atual e de forte impacto para uma mudança no futuro dos nossos jovens, através da cultura e da arte.” Diz Edu Bandeira.

O documentário “O Hip Hop que Brota no Sertão de Mossoró” é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc Municipal de 2020 e deve ser lançado nos próximos dias.

 

Confira trailer:

 

Ficha Técnica:

Imagens e Edição: Edu Bandeira e Cumpadi Caboco;

Roteiro e Direção: Edu Bandeira;

Produção da Abertura: Cumpadi Caboco;

Trilha Sonora e Edição de Áudio:  Cumpadi Caboco;

Entrevistas: Cabocla de Jurema, Cicin do Rap, Comedor de Camarão, Gheryksom Veloso, DGois, Flay alves, Marcelo Amarelo, Marcos Antonio,Welder Pipoka, Wendel Ricardo e Altemar Wotson;

Legendas em Português: Edu Bandeira;

Legendas em Inglês: Pepeu Savant;

Condução das Entrevistas: Cumpadi Caboco;

Intérpretes de Libras: Leandra Santos e Vanessa Leão;

Imagens Sinalização em Libras: Cícero Pascoal e André Carvalho.

Apoio: DAIN-UERN, PROEX-UERN e UERNTV.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!