Rede municipal de ensino oferece mais de 3,6 mil vagas remanescentes

Será aberto nesta segunda-feira (14) o período de matrículas 100% on-line para as vagas remanescentes na rede municipal de ensino de Mossoró. Para esta nova fase, estão sendo ofertadas mais de 3,6 mil oportunidades em escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs), tanto da zona urbana quanto na zona rural. As matrículas seguem até o dia 28 de fevereiro, por meio da plataforma “Mossoró Digital”.

“Conforme já estava previsto na primeira portaria que abriu o calendário de matrículas, nós estamos agora na fase de reabertura de matrículas correspondentes às vagas remanescentes. É neste momento que reabrimos o prazo, de forma muito transparente e acessível para toda a comunidade, para as unidades que ainda dispõem de vagas. Nós ainda temos, em toda a rede, mais de 3,6 mil vagas, sendo em torno de 1 mil somente na Educação Infantil”, destaca a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

A solicitação de matrícula é de inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis e do aluno que já tiver completado 18 anos. A Secretaria de Educação reforça que para o ingresso na Pré-Escola, a criança deverá ter idade de 4 anos, completos até o dia 31 de março deste ano. Para o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade de 6 anos, também completos até 31 de março.

Conforme enfatiza a secretária Hubeônia Alencar, ao solicitar a vaga no sistema, é importante que o pai ou responsável fique atento à escolha da etapa de ensino conforme a idade do aluno (confira quadro mais abaixo). “O pai, antes de acessar o sistema, deve verificar cuidadosamente a idade da criança e a série/nível correspondente. É muito importante que o pai saiba em que ano vai matricular esta criança”, pontua.

O passo a passo da matrícula é simples: inicialmente, o pai ou responsável deve acessar o site da Prefeitura de Mossoró (www.mossoro.rn.gov.br). Na aba “Mossoró Digital”, é só clicar em “Educação”. Na sequência, clica-se em “SIGEduc”, quando o usuário será redirecionado para o sistema de matrículas. Em smartphones, é preciso configurar a página para versão “computador”. Aberto o sistema, a etapa subsequente é clicar na aba “Novos Estudantes – Realizar Nova Solicitação de Vaga”.

A primeira informação solicitada é o número do CPF do aluno. Caso o aluno não tenha CPF, é só clicar em “Continuar”. Na sequência, deve-se informar o nome do município (Mossoró) e as respectivas etapas de ensino (série ou turma que o estudante vai cursar).

De acordo com a etapa de ensino informada, o sistema apresentará a escola com a oferta de vaga disponível. No próximo passo, são preenchidos o turno, dados pessoais e dados residenciais. Quando finalizado o preenchimento das informações pessoais, basta confirmar a operação.

Para efetivação da matrícula, é necessária a apresentação, em até três dias úteis após a solicitação da vaga, da documentação prevista na portaria (confira AQUI).  A apresentação dos documentos deverá ser realizada na unidade de ensino para qual foi solicitada a matrícula.

Considerando todas as etapas do calendário de matrículas, iniciado no dia 22 de dezembro de 2021, a rede municipal de ensino de Mossoró ofertou, no total, mais de 23 mil vagas para o ano letivo de 2022.

“Pela primeira vez na história da educação de Mossoró o processo de matrículas ocorre de forma on-line para 100% da rede. Todas as etapas da primeira fase do calendário de matrículas foram bem-sucedidas. E agora, conforme já planejado e anunciado, estamos reabrindo para as vagas remanescentes”, conclui Hubeônia Alencar.

__________________
Foto: Arquivo | Allan Phablo (Secom/PMM).
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!