RN tem confirmação do primeiro caso de Monkeypox, a varíola dos macacos

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP) informa que foi notificado o primeiro caso suspeito de Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos no Rio Grande do Norte. O paciente está bem, sem necessidade de internação e foi atendido e notificado no Hospital Giselda Trigueiro para investigação.

O paciente é um homem de 40 anos, com histórico de viagem na Espanha e por orientação médica segue isolado em casa. Ainda está semana a secretaria emitiu uma nota técnica de orientação e manejo da doença no estado do Rio Grande do Norte e os hospitais de referência são Giselda Trigueiro em Natal e Rafael Fernandes em Mossoró.

No Brasil, o primeiro caso confirmado da doença foi detectado em 9 de junho, em São Paulo. Atualmente o país apresenta sete confirmações. A Sesap orienta que, se houver caso suspeito, deve ser notificado imediatamente através dos canais do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e solicitar o isolamento do paciente para um dos dois serviços preparados para esta situação. Os sintomas Monkeypox são febre de início súbito, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e exaustão.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!