“Salão Joseph Boulier”, no Memorial da Resistência, reabre com exposição de artes plásticas

O Salão Joseph Boulier, no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM), reabriu suas portas neste sábado (11), após passar por reforma, com a exposição denominada “O Movimento Pictórico da Liberdade Mossoroense”, do artista plástico Isaías Medeiros.
“A exposição foi pensada para celebrar a liberdade, que é algo tão recorrente na história do povo de Mossoró. Primeiramente, eu fiz uma pesquisa e notei que não existiam alguns registros em relação a pinturas como, por exemplo, de Ana Floriano, Abolição da Escravatura, entre outros fatos históricos”, declarou.
Antes de colorir as telas, Isaías mergulhou na história de Mossoró junto com alguns historiadores do município. “Na pesquisa que realizei junto com os historiadores locais, encontrei vários nomes de pessoas negras que foram alforriadas. Na tela 30 de setembro, eu retratei exatamente isso, a partir da força do nome de algumas dessas pessoas. Então, coloquei vários rostos e o nome delas ao lado”, acrescentou.

A exposição foi aprovada no “Prêmio Fomento Maurício de Oliveira 2019”. Algumas das telas do artista Isaías Medeiros serão doadas ao município de Mossoró. “Eu vou doar para o município em contrapartida do projeto do “Prêmio Fomento Maurício de Oliveira”. Esse projeto muito importante para os artistas pensarem em alternativas, como eu fiz, onde percebi que não havia tantas obras de artes pintadas na cidade que trouxessem à memória esses fatos históricos”, salientou.

Curadora da exposição, Meyre Araújo iniciou uma amizade com Isaías ainda na faculdade, quando ele começou a desenvolver telas artísticas. “Seguimos juntos nossas graduações e fomos aprendendo um com o outro. Eu percebo que Isaías além de ter essa arte dentro dele,  também é um pesquisador. Tudo que está em suas telas teve uma fonte de pesquisa”, disse.

A exposição ficará aberta à visitação pública na quarta-feira (15), das 14h às 18h, quinta-feira (16) e sexta-feira (17), das 10h às 14h, e, das 16h às 18h, no sábado (18), e domingo (19) das 15h às 19h.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!