Player Topo - Web Radio

Saúde: Brasil terá campanha nacional de doação de cabelo para pessoas com câncer

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 15.127, que institui oficialmente a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer e Vítimas de Escalpelamento. A iniciativa será realizada anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro.

A nova norma, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelos. O material é fundamental para a confecção de perucas destinadas a pessoas submetidas a tratamentos como a quimioterapia — que frequentemente causa queda capilar — e também a vítimas de escalpelamento, lesão grave em que o couro cabeludo é arrancado, geralmente em acidentes com hélices de embarcações.

Além de estimular a solidariedade, a campanha também deverá informar a população sobre como e onde realizar as doações, ampliando o acesso ao gesto de apoio e carinho para aqueles que mais necessitam. A coordenação da campanha ficará a cargo do Poder Executivo federal, com participação ativa de organizações da sociedade civil.

A lei teve origem na Câmara dos Deputados, a partir do Projeto de Lei 610/2021, e foi aprovada no Senado em abril de 2025, após passar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pelo Plenário. A relatoria ficou com a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que ressaltou, em seu parecer, que a perda de cabelo pode causar sofrimento psicológico, impacto na autoestima e dificuldades de reinserção social, sobretudo entre mulheres e crianças.

A senadora também destacou que, embora o uso de perucas seja uma alternativa eficaz para amenizar os efeitos da perda capilar, as doações de cabelo ainda são insuficientes, e os custos das perucas tornam o acesso quase impossível para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

A nova lei representa um avanço no apoio psicossocial a pacientes e vítimas em situação delicada, promovendo dignidade, acolhimento e inclusão.

Foto: Reprodução/Stock Adobe

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)

  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!